A história do projeto Natalinterativo.org


Apresentamos toda a história do projeto desde o início até os dias atuais


O início do projeto Natalinterativo.org remonta a 2007. Foi então que no verão o adolescente Tomasz Siroń (o autor do projeto) o fundou no fórum komputerswiat.pl tema: "Robô um pequeno problema". Este projeto envolveu o controle de um pequeno veículo através de uma porta USB. O conhecimento que Tomek tinha à sua disposição naquele momento não foi suficiente para concluir o projeto. Afinal, as declarações de outros usuários e as descrições e sugestões que fizeram no tópico deram a Tomek esperança de que no futuro ele criaria um aplicativo sofisticado que permite controlar dispositivos usando um computador. Um dos usuários lhe deu esperança, que sugeriu um uso alternativo de uma porta diferente (por exemplo, LPT). Por outro lado, outro deles sugeriu aprofundar o conhecimento e conhecer melhor o tema com a ajuda do fórum eletrônico elektroda.pl, ao qual Tomek concordou com entusiasmo.

Assunto chato? Vá com calma - você nunca sabe o que pode resultar disso. Captura de tela de forum.komputerswiat.pl
Assunto chato? Vá com calma - você nunca sabe o que pode resultar disso. Captura de tela de forum.komputerswiat.pl

Apesar das poucas chances de sucesso, Tomek não desistiu. Inicialmente, o controle era realizado por meio de LEDs - não parecia nada espetacular, porém, o objetivo é ser alcançado em pequenos passos.

Diagrama de protótipo do primeiro controlador LPT
Diagrama de protótipo do primeiro controlador LPT

O projeto começou suas primeiras tentativas de rastreamento em 2008 (8 de junho para ser exato). Inicialmente, o programa LPTek foi utilizado para controlar a iluminação Adrian Gewartowski.

Fico feliz que algo novo/web tenha sido criado com base nessa espontaneidade de programação. O programa foi criado nos tempos do xp'ek, onde o modo protegido começou a reinar (sem acesso direto aos dispositivos de E/S, biblioteca system.io, se bem me lembro, deu certo). Meu aniversário de dezoito anos estava se aproximando. Eu estava pensando com meu amigo eletricista/eletrônico como torná-lo diferente de todos os outros. Foi então que surgiu o conceito de relés de 230v acoplados à porta LPT (uma porta simples sem drivers adicionais), que controlava um conjunto de lâmpadas Corowe montadas acima do palco da sala alugada. Eu era apaixonado por Delphi e um protótipo com luzes de LED em uma forma de sorvete foi criado, e depois de um tempo ele se transformou em um "conjunto de discoteca" totalmente funcional controlado por este LPTek. Vida privada pura que me lembro até hoje. O conjunto foi usado em várias festas com amigos.

LEDs piscando usando o programa LPTek
LEDs piscando usando o programa LPTek

A descoberta ocorreu em dezembro de 2010. Tomek, usando um computador, projetou o sistema eletrônico no programa Eagle - um cartão de retransmissão de 8 canais. Foi seu primeiro projeto desse tipo. Graças à ajuda de colegas do fórum elektroda.pl um sistema realmente promissor foi construído. No entanto, o controle de luz ainda era muito pouco interativo. O computador agia como um relógio e um gerador de efeitos.

Projeto da primeira versão do driver LPT
Projeto da primeira versão do driver LPT

Ao mesmo tempo, Tomek começou a trabalhar em um projeto de veículo WiFi, que seria totalmente autônomo. Para efeitos do projeto, foi desenvolvido um software no qual o controle foi realizado com o cartão de retransmissão LPT a partir do nível do site (script PHP apropriado executando o programa em Delphi).

Protótipo de veículo Wi-Fi
Protótipo de veículo Wi-Fi

Aproveitando o sucesso do carro, em 2011, a referida placa de relés foi utilizada para controlar a iluminação. Foi a primeira abordagem desse tipo e junto com ela veio a ideia de disponibilizar o controle via internet.

Devido à experiência que já tínhamos e aos dispositivos construídos até agora, iniciar as luzes controladas online não foi uma tarefa difícil. Para a iniciativa foram adquiridos uma câmera de vigilância analógica e um gravador de imagens USB.

Tomasz no telhado, durante o trabalho de preparação do projeto
Tomasz no telhado, durante o trabalho de preparação do projeto

Entretanto, o tópico do controlo de iluminação, colocado no site elektroda.pl, tornou-se muito popular e o próprio controlo era muito popular. O projeto de luzes foi gradualmente desenvolvido e expandido de forma independente até 2015.

Não é um projeto muito complicado, prefiro chamar de aquecimento antes de construções mais avançadas. Era um projeto típico de hobby criado para fins educacionais e de entretenimento. Este projeto é baseado em um computador antigo com Windows XP e LPT, uma placa de retransmissão de minha própria produção e um script PHP apropriado. Além disso, na frente de casa tenho uma câmera instalada, que é conectada ao cartão DVR com cerca de 30 metros de cabo de par trançado, e o cartão ao notebook. Tanto o computador quanto o laptop estão localizados no porão. Eles estão localizados em uma sala ventilada e fechada. O custo deste projeto é de cerca de 550 BRL. Porém, não é uma soma confiável, pois algumas coisas eu tinha em casa e outras comprei a prazo. Em geral, estou 100% satisfeito com o projeto, apenas o que gostaria de melhorar é a durabilidade das luzes. Após todo o tempo de operação do projeto (desde a véspera de Natal de 2012), muitos aparelhos não funcionam.

Graças ao link para o projeto do site Niebezpiecznik.pl, a terceira edição da iluminação foi muito popular. Naquela época, outros entusiastas interessados ​​no assunto, como Krzysztof Styc, estiveram presentes com Tomek sContato.

Inscrição publicada pelo site Niebezpiecznik
Inscrição publicada pelo site Niebezpiecznik

Krzysiek se ofereceu para disponibilizar recursos de hardware para streaming de vídeo. A proposta foi aceita com entusiasmo pelo Originador. Graças ao conhecimento de Krzysiek sobre controle, novas tecnologias também foram usadas, incluindo a introdução de controle usando códigos DTMF.

Cartão de relé DTMF
Cartão de relé DTMF

Inicialmente, Krzysztof deveria lidar apenas com a questão da transmissão de imagens, mas com o tempo ele acabou sendo útil também em termos de código do aplicativo. Sua ajuda possibilitou corrigir o código escrito e implementar novos soluções no projeto. Durante a temporada de controle (período de férias), foram realizadas inúmeras atividades para promover o site, o que resultou em considerável interesse da mídia.

"Como um elefante pode ser coberto e a casa pode ser coberta, não?" Tadeusz Siroń - o pai de Tomek disse em um discurso para Panorama Lubelska;)
"Como um elefante pode ser coberto e a casa pode ser coberta, não?" Tadeusz Siroń - o pai de Tomek disse em um discurso para Panorama Lubelska;)

Desde então, a dupla de Criadores implementou em conjunto o projeto de luzes, compartilhando conhecimentos e responsabilidades no trabalho de design.

Tomasz apresenta o funcionamento do site Natalinterativo.org usando um smartphone no Teleexpress
Tomasz apresenta o funcionamento do site Natalinterativo.org usando um smartphone no Teleexpress

Os caras conseguiram estabelecer cooperação com muitas empresas e organizações. A empresa Kradex foi de grande ajuda, sempre disponibilizando caixas de instalação gratuitas para o projeto. Além disso, a cooperação com as empresas Dipol, Lispol e Bootland resultou em um desenvolvimento significativo do projeto por meio de descontos ou produtos gratuitos.

O projeto neste período foi submetido à exposição no European Rover Challenge Martian Rover Show.

Natalinterativo.org ex aequo Kamil Wroński conquista o primeiro lugar
Natalinterativo.org ex aequo Kamil Wroński conquista o primeiro lugar

Depois de seu sucesso na mídia, o Natalinterativo.org foi ganhando cada vez mais popularidade, graças ao qual o projeto também ganhou o apoio de um grupo maior de pessoas. Mateusz Józefczyk apoiou doando equipamentos eletrônicos e foi acompanhado por Przemysław Kasza, que provou ser extremamente útil no trabalho com as redes.

"Esta é a casa da Internet!" Da esquerda: Krzysztof Styc, Tomasz Siroń
"Esta é a casa da Internet!" Da esquerda: Krzysztof Styc, Tomasz Siroń

A Przemek surgiu em 2015, interessada no design e nas soluções de Tomasz que permitem o controle de iluminação por computador. Isso o encorajou a ampliar seus conhecimentos na área de eletrônica e automação predial. Tornou-se expositor do projeto no ano seguinte . Ele foi o primeiro a usar uma solução inovadora. Tomasz, ou seja, uma placa de retransmissão WiFi.

Cartão de retransmissão WiFi
Cartão de retransmissão WiFi

O circuito foi desenhado por Tomek no programa KiCAD, os circuitos impressos foram elaborados (gratuitamente) pela empresa Merkar. O controlador foi baseado no chip ESP8266 e o ​​software foi criado por Krzysztof.

Cartão de retransmissão WiFi - diagrama do sistema
Cartão de retransmissão WiFi - diagrama do sistema

Przemek inicialmente ofereceu seus conhecimentos na área de administração de sistemas de TI e redes de computadores. Nas etapas posteriores do projeto, foi administrador e arquiteto de sistemas de TI adaptados a soluções em nuvem. Esse conhecimento teve um grande impacto no desenvolvimento do projeto e no restante da equipe, contribuindo para a utilização de soluções em nuvem nas atuais edições de controle.

Jardim de Przemek
Jardim de Przemek

Na temporada 2016/2017, a banda adquiriu a pessoa de Wiktor Jezioro. Inicialmente inspirado pelo projeto, ele construiu sua própria iluminação interativa e ele se gabava disso no site wykop.pl. Ele foi convidado a cooperar. Inicialmente, Wiktor era apenas um expositor em sua propriedade.

No meu caso, um presépio móvel e árvores de Natal do lado de fora (várias milhares de luzes no total) estavam disponíveis para controle. O minicomputador OrangePi One e RaspberryPi B é responsável pela operação do sistema de controle.O elemento executivo do sistema são os cartões de relé: dois cartões com 16 canais e um de 4 canais. As placas de relé são alimentadas pela linha de 5V da fonte de alimentação ATX.

Em 2018 ele tratou da questão de reescrever a página com todo back-end.

Presépio de Natal Controlado realizado por Wiktor
Presépio de Natal Controlado realizado por Wiktor

Vale a pena mencionar que na época 2017/2018 houve um grande avanço, porque - em cooperação com a Câmara Municipal de Modliborzyce e a Câmara Municipal da Juventude - conseguimos lançar o primeiro presépio de Natal controlado pela Internet na Polônia, porque não estava mais focado no controle de instalações privadas, mas em uma instalação disponibilizada no espaço público. Dava a possibilidade de contatou direto aos visitantes com o presépio. dos altifalantes colocados no interior do edifício (além da opção de controlo de iluminação existente).

Presépio de Natal na praça do mercado em Modliborzyce - 1ª edição (visto à noite)
Presépio de Natal na praça do mercado em Modliborzyce - 1ª edição (visto à noite)
Presépio de Natal na praça do mercado em Modliborzyce 1ª edição (vista diurna)
Presépio de Natal na praça do mercado em Modliborzyce 1ª edição (vista diurna)

Deve-se notar, no entanto, que desde o início o projeto do presépio é um projeto independente e não diretamente relacionado ao projeto Natalinterativo.org. Possui site próprio, infraestrutura e relatórios para a Prefeitura Salão em Modliborzyce.

Na temporada 2017/2018, ou melhor, durante ela, o próximo participante da equipe foi Mateusz Kołoś. Isso aconteceu porque ele disponibilizou seus próprios controles on-line na véspera de Natal. O show aconteceu. também no grupo do Facebook Majsterkowanie dla każdego (Faça você mesmo para todos). No dia seguinte, a equipe do Natalinterativo.org escreveu uma mensagem para ele com uma proposta de cooperação.

Primeira iluminação de Natal de Mateusz
Primeira iluminação de Natal de Mateusz

Após o término da temporada 2017/2018, Tomasz Siroń entregou em grande parte o comando do projeto a Mateusz, mas ele ainda é um co-criador ativo e principal do Natalinterativo.org.

Casa de Mateusz edição 2017/2018
Casa de Mateusz edição 2017/2018
Casa de Mateusz edição 2018/2019
Casa de Mateusz edição 2018/2019

A temporada 2018/2019 e 2019/2020 trouxe novos recordes de popularidade. Em 2018, batemos um recorde de número de pessoas no site, que foi superior a 3.500 pessoas em determinado momento.

Adicionalmente foi criada uma nova versão do site, que inicialmente foi desenvolvida principalmente pela Wiktor.

Por sua vez, em 2020/2021, uma nova atração foi lançada com o nome de "Mysterious refúgio ". Era uma casa em uma lagoa, localizada nas dependências da propriedade de Tomasz, e também se tornou o tema de sua tese de mestrado.admitamos que a nova instalação parecia mágica neste projeto de iluminação, acrescentando a atmosfera da paisagem circundante.

O Refúgio Secreto de Tom
O Refúgio Secreto de Tom

Suporte geral ao projeto (em ordem alfabética)

  • O negócio Botland 2017 - Nos dias de hoje - Obrigado pelos descontos e gadgets gratuitos.
  • O negócio Crossan 2015 - 2020 - Obrigado pelo link gratuito para o controle.
  • O negócio Dipol 2017 - Nos dias de hoje - Obrigado por fornecer a câmera IP para transmissão de vídeo e pelos descontos.
  • O negócio Eltron 2016 - um distribuidor autorizado da Kradex, o fundador do prêmio principal na competição Kradex para o uso amador da carcaça da série Z. O prêmio foi alocado principalmente para o desenvolvimento do projeto.
  • O negócio e-SBL.net 2016 - 2017 - Obrigado por fornecer a câmera IP para transmissão de vídeo e link de fibra óptica de alta velocidade.
  • O negócio FCQ.pl 2020 - Nos dias de hoje - Obrigado por fornecer uma plataforma para transmissão ao vivo de imagens de câmeras, máquinas virtuais para infraestrutura.
  • O negócio Genway 2016 - Obrigado por fornecer a câmera IP para transmissão de vídeo.
  • O negócio Inter3.pl 2017 - Nos dias de hoje - Obrigado por fornecer um link de fibra óptica rápido.
  • O negócio Kradex 2016 - Nos dias de hoje - Obrigado por fornecer as caixas.
  • O negócio Lispol 2016 - Obrigado pelo desconto na compra de componentes eletrônicos.
  • O negócio Netus 2018 - Nos dias de hoje - Obrigado pelo link gratuito para o controle.
  • O negócio Merkar 2016 - 2017 - Obrigado pela fabricação profissional gratuita de PCB da placa de relé.
  • O negócio MyDevil.net 2014 - 2018 - Obrigado por fornecer o espaço de hospedagem.

Em particular, agradecemos a Anna Nowińska pelo suporte linguístico do aplicativo. Também gostaríamos de agradecer a Mateusz Józefczyk e Iwona Mańka por sua contribuição para o projeto, bem como às instituições: Universidade de Tecnologia de Lublin, PZS Bieruń, Complexo Escolar de Comunicações em Cracóvia e Secretaria Municipal de Modliborzyce.